Você já ouviu falar em VÉRNIX?
Sabe o que é....ou para que serve?
Quando um bebê nasce, a pele dele está coberta por uma camada de gordura , chamada de VERNIX (vernix caseosa que significa, verniz cremoso). Alguns nascem com essa camada bastante espessa, outros nem tanto.
Essa camada branca e gordurosa protege a pele do bebê contra os efeitos do contacto permanente com o meio úmido do útero, contra micro-organismos do líquido amniótico ou do ambiente externo e atua como um lubrificante durante o trabalho de parto. Também tem a função hidratante, termorreguladora e antibactericida.
Ou seja, ele é o maior PROTETOR do seu filho (a)!!! O maior amigo e aliado...e não deve ser removido.
Em poucas horas depois do nascimento podemos perceber a pele do bebê sem a camada protetora, pois sua pele naturalmente a absorve.
Em geral os bebês mais maduros, com mais de 40 semanas apresentam menos vernix. Já os mais prematuros costumam nascer protegidos pela substância.
Na barriga, os bebês já estão acostumados a viver num ambiente protegido e com uma temperatura amena e constante, então o vernix após o nascimento, atua como uma camada isolante ajudando o recém-nascido a lidar com a queda repentina de temperatura.
Esta camada de gordura também atua como um agente protetor contra infeções ligeiras durante os primeiros dias de vida. Após o nascimento ele continua proporcionando proteção ao bebê portanto, exceto em situações específicas, ele NÃO deve ser retirado.
Infelizmente é comum a cena do bebê indo para o banho, logo após o nascimento. Mas é realmente necessário?
Pediatras humanizados afirmam que não (assim como a Sociedade Brasileira de Pediatria).
A gordura que o bebê tem na pele é a melhor proteção nas primeiras 24h. O sabonete também não deve ser utilizado, apenas água morna.
Em vídeos de parto NÃO-humanizado é comum ver os profissionais levando-o para o banho logo após o nascimento ou esfregando o bebê com panos, fraldas, etc. Uma das razões de tal procedimento é para remover o vernix.Em alguns partos que acompanhei ( felizmente a maioria não foi assim), as enfermeiras aparecem com gaze ou um paninho para retirar o que consideravam "sujeira", dizendo que poderia grudar no cabelo e não sairia mais.
VERNIX NÃO É SUJEIRA, É PROTEÇÃO!!
Únicos motivos para remoção do vérnix:
- se apos 24h a pele do bebê não absorver tudo por si própria, então deverá ser removido para evitar lesões na pele por conta da umidade.
-removida após o nascimento em caso de infecção perinatal
Referências:
http://vilamamifera.com/olharmamifero/5-razoes-para-voce-nao-tirar-o-vernix-do-seu-bebe-vernix-nao-e-sujeira-e-protecao/http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/03/recem-nascidos-posts-em-defesa-do-vernix-ganham-destaque-nas-redes-sociais.htmlhttp://petitebox.com.br/blog/o-que-e-vernix/https://www.maemequer.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/pos-parto/recem-nascido/vernix-recem-nascido/http://www.scielo.br/pdf/abd/v86n1/v86n1a14.pdf